Sem categoria 1 ano atrás

Programa Feira Verde troca mais de 1 milhão de quilos de alimento por recicláveis em 2022

por Jéssica Barros em 10 de janeiro de 2023

Iniciativa coletou mais de 3 milhões de materiais recicláveis neste ano

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou de fevereiro a dezembro de 2022, a troca de aproximadamente mil toneladas de hortifrutigranjeiros, para usuários do Programa Feira Verde. A cada ano que passa, a iniciativa se consolida como importante ferramenta de combate à fome na cidade. Além disso, mais de 3 milhões de quilos de recicláveis receberam a destinação correta.

De acordo com o levantamento, através do programa, ao todo nesta edição do Feira Verde, foram destinados 1.012.707 de quilos de produtos alimentícios para famílias em situação de insegurança alimentar. Em contrapartida, foram coletados quase 3.115.943 de quilos de materiais recicláveis, que foram encaminhados para associações de reciclagem da cidade, gerando emprego para mais famílias ponta-grossenses.

“Desta forma, o Feira Verde atende de maneira completa o tripé da sustentabilidade por seu aspecto social, ambiental e econômico. Garantindo, assim, melhores condições de vida para as pessoas no quesito alimentar, preservando recursos naturais através da reciclagem e ainda atuando na promoção de renda para os integrantes das associações de recicladores”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, comenta que foram trocados aproximadamente 43 mil pneus inservíveis, o que auxiliou a população na mobilidade urbana, considerando que foi entregue uma quantidade equivalente de vales-transportes, em contrapartida, para o munícipe.

Além disso, Costa destaca que o Programa prestigia pequenos produtores, na aquisição dos alimentos a serem trocados. “Considerando mais de mil toneladas de alimentos adquiridos para troca neste ano, 325 mil quilos, isto é, o equivalente a quase 1/3 são oriundos da agricultura familiar, de forma a dar a devida destinação da produção local, atuando no fomento da economia”, disse o secretário, que comenta que em 2022, recicláveis também foram trocados por 5.487 recargas de gás de cozinha.

Iniciativa é destaque em evento internacional

O modelo inovador do Programa Feira Verde já é reconhecido internacionalmente por ser altamente sustentável. “Fomos prestigiados em congresso feito pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru. Sem contar nas várias autoridades, prefeitos e secretários de todo o estado que vieram para Ponta Grossa conhecer o nosso Feira Verde”, diz a prefeita Elizabeth Schmidt.

Em 2022, gestores dos municípios de Ipiranga, Castro, Telêmaco, Prudentópolis e Apucarana já foram enviados para Ponta Grossa a fim de conhecer a organização, estrutura e funcionamento da iniciativa. “Seguiremos trabalhando para aprimorar o Feira Verde ainda mais, tornando-o ainda mais sustentável e mitigando cada vez mais a insegurança alimentar em Ponta Grossa”, finaliza o secretário de Agricultura, Bruno Costa.

O retorno do Programa Feira Verde está previsto para 16 de fevereiro de 2023, com ações nos bairros de cadastramento para a nova etapa do Vale Gás.